terça-feira, 19 de junho de 2012

Pêndulo De Newton

 


Explicação


   No experimento, observamos que a energia inicial é a potencial*, isso faz com que a bolinha se movimente, no momento em que ela toca na  outra bolinha, e energia se transforma em cinética**. Essa mudança na forma de energia ocorre repetidas vezes já que as bolinhas estão presas por uma cordinha.
  Quando levantamos apenas uma bolinha e a soltamos, a sua energia e momento linear são transferidos integralmente para a última bolinha que obtém a mesma energia mecânica e momento linear da bolinha inicial.


Energia Potencial:Energia potencial (simbolizado por U ou Ep) é a forma de energia que se encontra em um determinado sistema e que pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho.
A energia potencial é o nome dado a forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se. Por exemplo, sob a forma de movimento. A energia hidráulica e a energia nuclear, são exemplos de energia potencial, dado que consistem em energias que estão "armazenadas".


Energia cinética:Energia Cinética, é uma das formas da energia mecânica ,é definida como energia de movimento, porque ela está associada ao estado de movimento de um corpo. Sua equação foi resultado do estudo do trabalho produzido por uma força mecânica, aplicada em um corpo em repouso ou já em movimento, alterando sua velocidade para um valor maior (acelerando-o) ou para um valor menor (retardando-o), produzindo no corpo uma nova quantidade de movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário